terça-feira, julho 20, 2010

Três a cada cem casas no município estão infestadas.

Em São João da Barra, a cada 100 casas é possível encontrar o mosquito da dengue em três. Essa situação é ainda pior em Atafona, litoral no município, onde a cada 100 casas, quase 10 estão infestadas. Os dados estão incluídos no Levantamento Rápido do Índice de Infestação por/de Aedes Aegypti (Liraa),feito pelo Ministério da Saúde. Desde o início do ano foram confirmados 33 casos na cidade, sendo que 90% foram somente em Atafona. 

Nos terrenos baldios, o lixo, que é descartado de forma inadequada, se transforma em criadouro da dengue. De acordo com especialistas, outro fator tem feito o índice de contaminação crescer: o mosquito da dengue está mais resistente ao frio, com isso, o inverno passou a ser um período crítico.



O Núcleo de Controle de Zoonozes de São João da Barra criou estratégias para combater a dengue. Em cerca de um mês, 50 armadilhas foram colocadas em casas da região central do município.

Atafona será a próxima localidade onde as armadilhas serão instaladas. Mas enquanto elas não chegam, outra forma de combater o mosquito é através da pulverização. Três equipes atuam nos pontos mais críticos da cidade. As medidas são para ajudar a diminuir o número de casos em São João da Barra.


0 comentários:

Postar um comentário

....enquanto houver vc do outro lado Aqui do outro eu consigo me orientar...!Obrigada pelo comentário seja bem vindo a parte de mim....