segunda-feira, agosto 02, 2010


Pelo programa, pelo menos 25 milhões de embalagens serão coletadas e recicladas por ano.

Foi lançado no dia 30/07, pela Secretaria de Meio Ambiente do Município do Rio, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Sindicato das Empresas e Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), o programa ambiental Jogue Limpo.
Pelo programa, pelo menos 25 milhões de embalagens de óleo lubrificante serão coletadas e recicladas por ano.
A iniciativa garante que as embalagens usadas de óleo lubrificante tenham destinação correta, de forma segura e ambientalmente adequada, uma vez que são recolhidas por gerenciadoras contratadas pelo programa, transportadas para as centrais de recebimento, onde recebem tratamento primário, e posteriormente encaminhadas para recicladoras credenciadas.

O programa dispõe também de alto nível tecnológico nos caminhões de coleta, com balanças eletrônicas e sistemas de GPS e GPRS, que monitoram todo o percurso do veículo e transmitem informações online de pesagem do material reciclável para a gerenciadora e desta para o site do programa. Desta forma, os órgãos ambientais mantêm controle contínuo da quantidade de embalagens coletadas e encaminhadas para a reciclagem.


No Brasil, milhões de embalagens plásticas são utilizadas por ano para envasar os mais diversos produtos, sendo que 2% deste total servem para acondicionar óleos lubrificantes. Há muitos projetos de lei sobre embalagens em geral no país, mas o Conama, que já emitiu a Resolução 362, regulando a coleta e o re-refino do óleo usado, atua agora na produção de uma resolução sobre as embalagens plásticas usadas dos lubrificantes com participação dos governos estaduais, da indústria e dos pontos de revenda, que com o programa Jogue Limpo se antecipam à legislação.



0 comentários:

Postar um comentário

....enquanto houver vc do outro lado Aqui do outro eu consigo me orientar...!Obrigada pelo comentário seja bem vindo a parte de mim....