terça-feira, janeiro 19, 2010

Artista cria retratos a partir de lixo

Com temas como o meio ambiente e mudanças climáticas em alta e se tornando cada vez mais popular no mundo da arte, uma artista em particular está colocando filosofias sustentáveis em prática fazendo retratos 100% de objetos descartados. A reciclagem e reuso de objetos normalmente destinados a aterros quase sempre é um processo muito creativo, mas nas mãos de um verdadeiro artista, a pratica pode gerar verdadeiras obras de arte.  Este tipo de trabalho tem o poder não só de estimular a imaginação mas também de transformar qualquer lixeira na paleta do artista.












Inspirada em cabelereiros equatorianos, conhecidos por usar jóias quebradas e outros objetos brilhantes em seus trabalhos, a artista inglesa Jane Perkins começou criando broches de peças similares e pedaços de outras coisas que normalmente iriam para o lixo.  Desde 2008,  ela tem expandido suas técnicas de reciclagem para fazer retrados a partir de botões, brinquedos, garfos plásticos ou quase qualquer coisa que ela cloca suas mãos, de acordo com a BBC Brasil. Seu trabalho esteve em exibição atualmente em um estúdio na Inglaterra.
Diferente das tradicionais formas de reciclagem, Perkins dá aos novos itens valor ainda maior do que os objetos em suas formas originais, mas mesmo assim ela não considera isso uma reciclagem, ela mesmo se auto entitula uma “remaker”, o que segundo a própria artista significa que ela pega objetos e apenas o transforma em alguma outra coisa.
É difícil não se inspirar para reavaliar as noções de lixo e reciclagem ao ver  quão complexas obras podem ser criadas a partir deles. Se todos nós olhassemos melhor para todos os objetos descartados e lixos da nossa vida, quem sabe que tipos de possibilidade poderiam surgir deles?

1 comentários:

Creiton Marques disse...

Que criatividade!!!

Postar um comentário

....enquanto houver vc do outro lado Aqui do outro eu consigo me orientar...!Obrigada pelo comentário seja bem vindo a parte de mim....