sábado, janeiro 16, 2010

Você sabia?

Por que a água do mar é salgada?

Nadar na praia é uma delícia, mas é só se distrair um pouquinho para vir uma onda que faz a gente engolir aquela água salgada! Mas... por que a água do mar tem tanto sal?
Se a sua resposta foi: "por causa do bacalhau, oras!" Errou! Na verdade, a culpa é dos rios: no fundo deles e nas pedras que ficam nas margens existe um monte de partículas de sais mineirais que são arrastadas até os mares.
Você já deve ter aprendido na escola que quando faz aquele calorão, a água evapora, certo? Pois é, mas o sal não! É por isso que o mar fica salgado, entendeu? O sal fica dissolvido na água do mar!!
Além de salgado, o mar é um pouquinho amargo também: o cloreto de sódio corresponde a 77% dos sais contidos no mar, o que faz a água ficar salgada. Já os 11% de cloreto de magnésio faz com que o mar fique "amarguinho"!
A água mais salgada do mundo é a do Mar Vermelho, que separa o continente africano do asiático. Lá sim, a água deve ter sabor de picolé de bacalhau, né?

0 comentários:

Postar um comentário

....enquanto houver vc do outro lado Aqui do outro eu consigo me orientar...!Obrigada pelo comentário seja bem vindo a parte de mim....